Lavoga Série: Fatos históricos da Grã-Bretanha: Acordo de Belfast que encerrou a era de violência ethno- nacionalista na Irlanda do Norte
- LaVoga
- 7 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Durante o período de 1997 a 2001 a Grã-Bretanha estava sob o governo do Partido Trabalhista do então primeiro-ministro Tony Blair.
Importantes conquistas foram realizadas durante este período para garantir a paz, respeito, prosperidade e relações comerciais com a Irlanda do Norte.
Conheça os detalhes do Acordo de Belfast que terminou com uma era de absurda violência ethno- nacionalista na Irlanda do Norte desde os anos 60.

Por: Juliana Steuernagel / Fonte: Governo Britânico
O Acordo de Belfast, também conhecido como Acordo da Sexta-Feira Santa, foi assinado,pelo entao primeiro-ministro Trabalhista Tony Blair e o primeiro- ministro irlandes Bertie Ahern,em 10 de abril de 1998 sustentando ate os dias atuais a paz da Irlanda do Norte, seu acordo constitucional e suas instituições com o resto da Grã- Bretanha.
O Acordo de Belfast foi concretizado após três décadas de conflito conhecido como "Troubles" ou "Dificuldades". O tratado criou um novo acordo de compartilhamento de poder, incluindo um Executivo e uma Assembleia, e foi baseado em uma série de princípios fundamentais, incluindo: a paridade de estima de ambas as comunidades o princípio do consentimento subjacente ao estatuto constitucional da Irlanda do Norte o direito de nascença do povo da Irlanda do Norte de se identificar e ser aceito como britânico ou irlandês, ou ambos, e de possuir cidadania britânica e irlandesa.
Os ganhos duramente a conquista do processo de paz transformaram a vida política e econômica da Irlanda do Norte.
O que está no acordo de Belfast ?
O Acordo inclui o Acordo Multipartidário, entre os Governos do Reino Unido e da Irlanda e as partes na Irlanda do Norte, e o Acordo Britânico-Irlandês entre os Governos do Reino Unido e da Irlanda.
Foi aprovado pelos eleitores em 22 de maio de 1998 e entrou em vigor em 2 de dezembro de 1999.
O Acordo resultou na criação das três vertentes de estruturas políticas, abrangendo respectivamente a governança da Irlanda do Norte, as relações Norte-Sul e as relações Leste-Oeste.
O Governo está empenhado em defender cada uma dessas vertentes, todas com igual importância:
A Vertente Um estabeleceu a Assembléia e o Executivo da Irlanda do Norte para fazer leis e decisões sobre a maioria das questões que afetam a vida cotidiana na Irlanda do Norte.
A Vertente Dois estabeleceu as instituições Norte-Sul - o Conselho Ministerial Norte-Sul e os Órgãos de Implementação Norte-Sul - que apoiam a cooperação entre a Irlanda do Norte e a Irlanda.
A vertente três criou as instituições Leste-Oeste - a Conferência Intergovernamental Britânico-Irlandesa e o Conselho Britânico-Irlandês - que apoiam a cooperação entre o Reino Unido e a Irlanda.
O Acordo também estabeleceu uma série de direitos importantes para o povo da Irlanda do Norte, inclusive sobre identidade e cidadania, e assumiu compromissos sobre desmantelamento, segurança, policiamento e prisioneiros.
댓글