Lavoga reportagem Especial:
Robert Francis Kennedy Jr. está ganhando espaço e confiança dos americanos.
Questões ambientais, saúde e reestrutura da classe media em evidências na pauta de RFK Jr.
Foto reprodução: Robert Francis Kennedy Jr em recente discurso de campanha
Por: Juliana Steuernagel / Reino Unido
Robert Francis Kennedy Jr. de 70 anos
também conhecido por suas iniciais RFK Jr., é advogado e engenheiro ambiental, ativista antivacinas e teórico da conspiração.
RFK Jr. e também o candidato mais jovem a presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024.
Ele é o presidente e fundador da Children's Health Defense, um grupo de defesa antivacina que é um dos principais defensores do problema da desinformação sobre a vacina COVID-19, e um candidato independente nas eleições presidenciais de 2024.
Foto. Reprodução: John F Kennedy, Bobby Kennedy e o filho dele Robert Francis Kennedy Jr candidato a presidência dos EUA em 2024.
Membro da família Kennedy, ele é filho do procurador-geral e senador dos EUA, Robert F. Kennedy, assassinado em 1968 e sobrinho do presidente dos EUA, John F. Kennedy, que foi assassinado em Dallas no Texas em 1963. RFK Jr também é sobrinho do senador Ted Kennedy.
Kennedy começou sua carreira como promotor público assistente na cidade de Nova York. Em meados da década de 1980, ele se juntou a duas organizações sem fins lucrativos focadas na proteção ambiental: Riverkeeper e o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC).
Seu trabalho na Riverkeeper estabeleceu padrões legais ambientais de longo prazo. Em ambas as organizações, ele venceu batalhas legais contra grandes poluidores corporativos.
Ele se tornou professor adjunto de direito ambiental na Faculdade de Direito da Universidade Pace em 1986.
Em 1987, fundou a Clínica de Contencioso Ambiental da Pace, onde ocupou os cargos de advogado supervisor e codiretor até 2017.
Ele fundou o grupo ambiental sem fins lucrativos Waterkeeper Alliance em 1999, atuando como presidente de seu conselho.
As causas de âmbito ambiental, saúde, educacao e prosperidade democratica da classe media americana tem
sido o foco de sua carreira política por décadas o que representa a continuidade do trabalho da familia Kennedy.
A campanha de Kennedy anunciou esta semana que apresentou as assinaturas necessárias para obter acesso às urnas no estado do Colorado.
A campanha rendeu mais de 30 mil assinaturas na quinta-feira, mais que o dobro das 12 mil necessárias.
"Os voluntários no Colorado foram além de seu dever para colocar Robert F. Kennedy Jr. nas urnas”, disse, Isaac James, autoridade do estado do Colorado.
Eles dirigiram centenas de quilômetros e dedicaram incontáveis horas para garantir que ele estivesse nas urnas em cada distrito congressional.”
Na semana passada, a campanha de Kennedy anunciou uma parceria com o Partido Libertário do Colorado (LPCO) de oposição ao sistema bipartidário vigente.
Além de aparecer como independente nas urnas no Colorado, a campanha de Kennedy acolheu com satisfação a oportunidade de aparecer também como candidato do LPCO e está avaliando a permissibilidade de listar ambos em reconhecimento a esta aliança histórica.
“Esperamos colocar RFK Jr. em duas urnas no Colorado, onde, na tradição da votação de fusão, os coloradanos o verão concorrendo como independente e com o apoio do Partido Libertário do Colorado”, disse a presidente do LPCO, Hannah Goodman.
A agressiva operação de acesso às urnas da campanha ultrapassou todos os seus marcos para garantir que a chapa Kennedy-Shanahan esteja nas urnas em todos os 50 estados americanos e no Distrito de Columbia.
A operação de acesso às urnas é totalmente financiada com mais de US$ 15 milhões arrecadados.
A campanha Kennedy-Shanahan recolheu as assinaturas necessárias para o acesso às urnas em 29 estados, totalizando 390 votos eleitorais, 72% do total de 538 votos eleitorais em todo o país.
A chapa Kennedy-Shanahan está oficialmente em votação em 9 estados – Califórnia, Delaware, Havaí, Michigan, Minnesota, Novo México, Oklahoma, Carolina do Sul e Utah.
A campanha apresentou suas assinaturas em 15 estados – Alasca, Illinois, Nebraska, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia, Tennessee, Texas, Washington e agora Colorado.
Ele coletou assinaturas suficientes para acesso às urnas em cinco estados – Flórida, Idaho, Iowa, Mississippi, New Hampshire e Nevada.
Em 1º de maio, a campanha de Kennedy divulgou os resultados de uma pesquisa Zogby que mostrava que Kennedy venceu os presidentes Biden e Trump em confrontos diretos.
Trump derrota Biden com folga. Kennedy vence o presidente Trump numa corrida de dois sentidos, por uma margem apertada.
Em uma corrida de mão dupla entre Kennedy e o presidente Biden, Kennedy vence por uma vitória esmagadora.
Kennedy é o primeiro independente a derrotar os dois principais candidatos dos partidos em confrontos diretos.
Comentarios