Situação Difícil para o fundador do Telegram: Justiça francesa também emitiu mandado de prisão para o irmão dele
- LaVoga
- 29 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
Justiça francesa proibe a saída do CEO do Telegram Pavel Durov do país. Ele pagou uma fiança de 5 milhões de Euros para evitar prisão em cárcere e esta sob supervisão judicial na França .
Justiça Francesa também ordenou mandado de prisão para o co- fundador do Telegram , Nikolai Durov, irmão de Pavel Durov.

Foto: Nikolai Durov ( a esquerda) e Pavel Durov ( a direita). Justiça francesa determina mandado de prisão também para Nikolai, irmão de Pavel.
Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido
O Telegram descreveu as alegações como “absurdas”, enquanto as autoridades russas rotularam a prisão de Durov como tendo motivação política.
Pavel Durov, presidente-executivo do Telegram, foi acusado de supostamente permitir atividades criminosas no aplicativo de mensagens.
Os juízes franceses proibiram Durov de deixar a França enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada das diversas acusacoes. Durov evitou ser detido sob fiança de 5 milhões de euros.
O bilionário fundador do aplicativo de mensagens criptografadas e mídia social foi preso na França no sábado, depois que seu jato particular pousou no aeroporto Le Bourget, nos arredores de Paris.
O empresário nascido na Rússia – que se tornou cidadão francês em 2021 – é acusado de operar uma plataforma que está sendo utilizada para material de abuso sexual infantil e por gangues do crime organizado, para tráfico de drogas e fraude em vários países, inclusive o Brasil.
Alega-se também que o Telegram se recusou a compartilhar informações ou documentos com os investigadores.
Durov enfrenta acusações preliminares que, segundo a lei francesa, significam que os magistrados têm fortes razões para acreditar que um crime foi cometido, mas permitem mais tempo para uma investigação mais aprofundada.
Confira na integra o release a impressa do Tribunal Judiciário de Paris confirmando todas as acusações levantadas e investigadas contra o CEO do Telegram Pavel Durov.


A investigação foi aberta no dia 08/07/2024 pela departamento Frances contra o Crime Cibernético e pela Procuradoria do Ministério Público de Paris.
Pavel Durov pode ser condenado há mais de 20 anos de prisão se as acusações forem comprovadas pela corte judicial francesa.

Foto: Pavel Durov pode ter mais de 100 filhos em vários países .
As investigações sobre as acusações do CEO do Telegram continuam. O aplicativo já começa a ser banido em alguns países como a India.
Reino Unido
No início de agosto, o Telegram foi usado para planejar e coordenar protestos anti-imigrantes no Reino Unido, após a morte de três meninas no norte da Inglaterra.
Extremistas utilizaram canais do Telegram para espalhar ódio contra muçulmanos e compartilhar informações sobre alvos de ataques.
O primeiro-ministro Keir Starmer prometeu agir contra plataformas que fomentam agitação, mas até agora nenhuma ação específica foi tomada contra o Telegram.
Em 2021, Starmer já havia pedido “sanções duras e eficazes” contra a empresa.
Espanha
Em março, um juiz espanhol baniu temporariamente o Telegram após reclamações de que o aplicativo estava divulgando conteúdo protegido por direitos autorais sem permissão.
O juíz ordenou que o Telegram fornecesse informações para o caso e bloqueou o aplicativo após a empresa não responder.
A decisão foi revertida devido a críticas sobre sua severidade e potencial impacto sobre milhões de usuários.
Alemanha
Em 2022, a Alemanha considerou a possibilidade de banir o Telegram após descobrir que 64 canais potencialmente violavam leis alemãs contra discurso de ódio, incluindo canais antissemitas.
O governo alemão multou o Telegram em 5 milhões de euros por não cumprir com a legislação.
O Telegram afirmou que cooperaria com as autoridades alemãs, removendo conteúdos e vídeos potencialmente ilegais.
Ucrânia
Desde o início da invasão russa em 2022, o Telegram se tornou o principal meio de comunicação na Ucrânia, usado pelo presidente Volodymyr Zelensky e nas linhas de frente dos campos de batalha.
No entanto, o aplicativo também tem sido usado por russos para espalhar desinformação.
A Ucrânia considerou banir o Telegram a menos que a empresa implementasse mudanças, como abrir um escritório no país e remover conteúdo prejudicial.
China
Desde 2015, o Telegram está bloqueado na China. Relatos indicam que o aplicativo sofreu um ataque DDoS, o que levou à sua censura.
コメント