Urgente Mpox: Organização Mundial da Saúde declara emergência Global.
- LaVoga
- 17 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Primeiro caso na Europa é detectado.
Mais de 3 mil casos registrados na África desde 2022.

Foto: Mpox caso na África
Por: Juliana Steuernagel/ Reino Unido
Aconteceu esta semana, o anúncio de que uma nova versão do MPOX foi descoberta na Suécia. Este foi o primeiro indício de que a doença saiu da África onde causou uma escalada da crise na República Democrática do Congo.
O anúncio sobre a doença anteriormente conhecida como varíola dos macacos ocorreu um dia após a Organização Mundial da Saúde declarar uma emergência de saúde global, e confirmou os temores de que uma nova propagação fosse inevitável.
A pessoa diagnosticada com a doença na Suécia tinha viajado para uma área afetada na África.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças disse que é "altamente provável" que mais casos importados sejam confirmados, em grande parte devido às viagens frequentes entre a Europa e África.
O centro aconselhou os países membros a aumentarem a preparação e a emitirem avisos de viagem recomendando que as pessoas que viajam para as áreas afetadas se informem sobre a possibilidade de receber vacinação.
O surto de 2022 foi impulsionado por uma versão chamada Clade IIb, que é predominantemente transmitida por contato sexual.
Homens que fizeram sexo com homens provaram ser a população de maior risco, mas mudanças comportamentais e vacinas reduziram a propagação.
Novas infecções ainda estão ocorrendo, e a OMS relatou 100 novos casos na Europa em junho e 175 nas Américas.
A versão mais mortal do Clade I causou 15.600 infecções e 537 mortes na República Democrática do Congo, de acordo com as autoridades de saúde africanas.
O Clade I é ainda diferenciado pela forma como é transmitido e quem é mais vulnerável.
O Cl é transmitido através do contato doméstico e da exposição aos animais afetados, além do contato sexual.
Até agora, as crianças pequenas são mais vulneráveis a esse subtipo. Não está claro se as crianças em outros continentes serão tão suscetíveis porque ainda não é certo como as crianças na África estão contraindo a doença.
Até agora, o Clade Ib parece se espalhar principalmente por contato sexual, roupas de cama e toalhas que são divididas.
Comments